Quem sou eu
Me chamo Jonathan Prateat, sou de 1983, apaixonado por design desde que descobri o que era essa profissão, que era possível viver disso, e que ela é tão importante para o mundo ao ponto de muitas pessoas nem perceberem, mas não conseguirem viver sem.
Sou graduado em Design Gráfico pela Universidade da Região de Joinville, em Produção Multimídia pela Faculdade Anhanguera, mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Iniciei minha jornada com o design em 2002, e de lá para cá trabalhei em agências de comunicação, escritórios de design, em setores de criação em empresas, sendo atualmente funcionário público alocado no setor de comunicação de uma empresa pública no estado do Rio Grande do Sul. Desde 2008 sou docente de cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) em design e publicidade e propaganda. Conheça meu currículo acadêmico.
O Yorùbá é onde eu dedico meu tempo a fazer e gerir o meu design, a estudar outras formas de projetar, de organizar, de criar estratégias, é por onde eu quero ajudar pessoas a compreender a importância do design para a sociedade com o mesmo entusiasmo que eu.
Manifesto
O mundo está mudando, muito rapidamente, assustadoramente, amplamente e minimamente. Da bíblia de Gutemberg aos cartazes publicitários do fim do século XIX, das revistas de moda dos anos 30 à editoração eletrônica dos anos 80, dos ícones das primeiras interfaces à comunicação por um computador que cabe na palma da mão. O design está inserido em nosso cotidiano para muito além da evidente percepção, culturalmente construída, sobre o “belo”. Está onde não devemos notá-lo, como nas páginas de um livro científico, ou na sinalização do aeroporto. E está onde é preciso notá-lo, como nos diferentes tamanhos, cores e símbolos das cédulas de dinheiro, e na publicidade ao ar livre ou nas redes sociais. 
O design comunica, ensina, orienta, informa, inclui, exclui, indaga, provoca, instiga, ameniza, simplifica, dificulta, esclarece. O design estabelece padrões, mas também desconstrói padrões, cria e derruba barreiras. O Yorùbá acredita em um design que é muito mais do que formas, cores e tipos, mas é ponte para as relações que se estabelecem na sociedade, e como ponte, precisa ser construído com precisão, processo, recursos de qualidade, também com arte, mas principalmente para e com as pessoas.
Metodologia
O meu trabalho é pautado em muitas formas de construir valores e ideias. Tem intuição, tem experiência, mas também tem processo, e isso é fundamental para o alcance de resultados.
_Sentindo o cliente, seus anseios, seus desejos e seus sonhos.
_Conhecendo o mercado, os concorrentes, o universo sensorial, o ambiente.
_Imaginando e compondo as possibilidades de design, checando suas viabilidades, criando cenários positivos e negativos para cada alternativa até a solução final.
_Compartilhando os resultados por meio das soluções de design obtidas.
Entre em contato e me deixe saber o que eu posso fazer por você.
+55 47 9-9616-2741
contato@yorubadesign.com.br
Back to Top